Publicado em 20/11/2020 por
Notícias
REPARAR OS CRIMES DA ESCRAVIDÃO EM MINAS GERAIS

A Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil foi Instituída pela Ordem dos Advogados do Brasil-OAB frente a realidade de desigualdade e discriminação que existente no País. Ela tem a função de promover o resgate histórico desse período, buscando a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.
Em Minas Gerais, a seccional da OAB também criou a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra, cujo presidente é o advogado Daniel Dias de Moura. Segundo ele, a Comissão assume o compromisso com a promoção da igualdade, da justiça e da inclusão social de todos os cidadãos brasileiros, independentemente da cor de sua pele”.

Daniel Moura ressalta que mais de dois séculos após a abolição da escravatura, a população negra ainda sofre com a violência institucional, com as mortes violentas e prematuras, com o alto encarceramento, com assassinatos, e com menos acesso aos serviços de saúde e de educação.
Minas Gerais foi um dos últimos estados brasileiros a abolir a escravidão que deixou marcas profundas na sociedade mineira e isso precisa ser reparado, afirma Daniel Moura. E a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, da seccional mineira da OAB, está desenvolvendo atividades de estudos e investigação da história da escravidão negra no país, com foco no estado de Minas Gerais, em parcerias com outras instituições mineiras. “O nosso objetivo é buscar a reparação para esse genocídio hediondo”, afirmou.