Notícias

06/03/2017
SEMINÁRIO DEMOCRACIA E DIREITOS DOS TRABALHADORES

Estão abertas as inscrições para o Seminário Democracia e Direitos dos Trabalhadores.

O Seminário Democracia e Direitos dos Trabalhadores discute as contrarreformas do Governo Temer que afetam garantias consagradas do Estado Democrático de Direito e direitos adquiridos pela classe trabalhadora, por meio de palestras com ministras do TST, dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil, juristas, sindicalistas e representantes da sociedade civil organizada e gestores públicos. A série de debates ainda encerra com a realização do II Encontro Nacional da ADJC (Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania).

Segundo Leocir Costa Rosa, diretor da Fundação Maurício Grabois, uma das realizadoras do evento, "o momento político e institucional do país requer das pessoas e instituições que têm compromisso com o Estado Democrático de Direito que se posicionem em relação ao respeito à Constituição, e aos direitos sociais dos trabalhadores, ao emprego e à Previdência Social". "Este seminário ocorre com o objetivo de reunir personalidades do mundo jurídico e para dialogar e trazer elementos para que a sociedade e os advogados consigam ter subsídios para se posicionarem quanto a essa investida contra a democracia e os direitos sociais dos trabalhadores, que estão sendo consubstanciadas nas contrarreformas neoliberais da Previdência e Trabalhista", resume ele.

O coordenador nacional da ADJC, Aldo Arantes, por sua vez, acredita que este seminário terá um papel muito grande considerando o momento que estamos vivendo. "O País vive uma ofensiva de direita em que as forças democráticas precisam se organizar para enfrentar o debate da democracia e da reforma política, que atinge a representação legítima dos trabalhadores por meio de mudanças como a cláusula de barreira". Para o advogado, é preciso mobilizar a sociedade, em particular os advogados, para debates como a reforma trabalhista, que liquida a CLT e coloca o negociado sobre o legislado, terceiriza a atividade-fim da empresa e avança sobre a Previdência Social. O abuso de autoridade e outras dimensões do direito que estão sendo infringidas sob o pretexto do combate à corrupção, atingem de forma profunda a capacidade do cidadão se defender de forma adequada e justa. 

Desta forma, o seminário tem um caráter nacional de mobilização do máximo de advogados. Arantes destaca ainda a conclusão do seminário com um encontro de articulação de advogados, para ressaltar que esta categoria de profissionais é depositária dos valores democráticos mais consagrados, sem os quais, a função perde o sentido. O Encontro pretende fazer um balanço da implantação da ADJC nos estados brasileiros, pretende articular a participação dos membros nas eleições da OAB para que a entidade retome seu papel de resistência democrática. "Procuramos fortalecer uma corrente política progressista para a disputa da direção da OAB, tendo como consequência o fortalecimento e a consolidação da ADJC, e atrair os setores mais amplos possíveis para essa articulação", defende Arantes. Para ele, o seminário seguido do encontro são um esforço para uma demonstração de força dos advogados na luta e resistência pela democracia. 

PROGRAMAÇÃO

Dia 17/03 – Sexta-feira

9h00 – ABERTURA SOLENE

9h30 – PALESTRA com Katia Magalhães Arruda - Ministra do TST 
11h00 - MESA: DEFESA DA CONSTITUIÇÃO E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO 
Marcelo Lavenère – ex-presidente da OAB 
Gilberto Bercovici – Professor titular da Faculdade de Direito da USP 
Aldo Arantes – Advogado – Constituinte de 1988

14h30 - MESA: DIREITOS DOS TRABALHADORES E REFORMA TRABALHISTA
Delaíde Alves Miranda Arantes – Ministra do TST 
Cezar Britto – ex-presidente da OAB
Adilson Araújo – Presidente da CTB 
Roberto Parahyba – Presidente da ABRAT

17h00 - MESA: REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Carlos Gabas – Ex-ministro da Previdência 
Sérgio Pardal Freudenthal – Especialista em Direito Previdenciário - Professor da Faculdade de Direito Santa Cecília de Santos

Dia 18/03 - Sábado
09h30 - MESA - ABUSO DE AUTORIDADE E PRERROGATIVAS DA ADVOCACIA
Marcos da Costa – Presidente da OAB/ SP
Juarez Cirino dos Santos - Advogado Criminal, Presidente do Instituto de Criminologia e Política Criminal - ICPC

11h30 - II Encontro Nacional da ADJC (Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania)

Local: Novotel SP Jaraguá Conventions (Rua Martins Fontes, 71 – Bela Vista – São Paulo/SP)

Inscrições e maiores informações através do site: http://www.grabois.org.br

Faça já sua inscrição!

Realização: 
Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC)
Fundação Maurício Grabois (FMG)
Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT)

 

Texto extraído do site:http://www.grabois.org.br

 

  • Rua Araguari, 359 Sala 137
  • (31) 3335-1439
© 2014 SINAD - Sindicato dos Advogados de Minas Gerais - Todos os direitos reservados