Notícias

Notícias
Renap

BELO HORIZONTE-MG SERÁ SEDE DO XXII ENCONTRO NACIONAL DA REDE NACIONAL DE ADVOGADAS E ADVOGADOS POPULARES - RENAP

 

Rede completa 22 anos em 2017 e possui um histórico de luta em prol dos movimentos sociais e populares do campo e da cidade.


Entre os dias 06 a 10 de setembro de 2017, a cidade de Belo Horizonte sediará o XXII Encontro da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares – RENAP. O evento de abertura do encontro acontecerá no dia 06 de setembro de 2017, das 18h às 22h, na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG, localizada na Rua Albita, 250, Cruzeiro.

Diante da conjuntura nacional de totais retrocessos de direitos, o tema do encontro será “Nenhum direito a menos”. Segundo a advogada Michelle Cristina Farias, uma das organizadoras do encontro, é no encontro nacional que as advogadas e os advogados populares da RENAP e estudantes de Direito têm, historicamente, debatido o contexto social, político e jurídico da assessoria jurídica popular, e, juntamente com os movimentos sociais e populares, articulado demandas e ações nesse campo.

Neste ano, o evento de abertura contará com a presença da socióloga e ouvidora externa da Defensoria Pública da Bahia, Vilma Reis, que falará sobre o “Sistema de Justiça, retrocessos sociais e lutas populares”. Representantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) participarão do debate com a convidada da noite, para dialogar sobre as realidades das lutas do campo e da cidade. A mesa de abertura contará, também, com representantes de instituições do sistema de justiça e poder executivo.

No dia 07/09, às 14h, na Escola Sindical 07 de outubro, acontecerá um debate sobre a conjuntura nacional, que contará com as participações de Givânia Maria da Silva, representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ); Dinaman Tuxá, advogado indígena e coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); Tchenna Maso, representante da Via Campesina; Cristiane Faustino, trazendo o contexto das lutas de mulheres e LGBTT, além de representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), trazendo o contexto das lutas urbanas.

Os demais momentos do encontro serão de formação e articulação entre as advogadas e os advogados populares e estudantes de Direito participantes do encontro.

 

Maiores informações: fb.me/renapminasgerais e renapmg@gmail.com 

 

abertura renap

  • Rua Araguari, 359, Sala 108, 3 ° andar
  • (31) 3335-1439
© 2014 SINAD - Sindicato dos Advogados de Minas Gerais - Todos os direitos reservados