Notícias

Notícias
A LUTA PELO PISO SALARIAL É PRIORIDADE DO SINAD
Empresas e grandes escritórios de advocacia se opõem
Na última reunião ampliada da Diretoria Executiva do SINAD-MG, realizada em 06/07/2002, vários temas foram levados a debate, com a deliberação de alguns encaminhamentos. Inicialmente o presidente do Sindicato dos Advogados de Minas Gerais-Sinad-MG, advogado Vinicius Nonato, fez vários esclarecimentos sobre a organização do sindicato e a luta central pela garantia de piso salarial, através de instrumento coletivo. “Uma necessidade urgente e premente para a advocacia se reconhecer como classe trabalhadora e conquistar o piso salarial em Minas Gerais”, afirmou.
Ele esclareceu que já foram celebradas alguns acordos e negociações coletivas de trabalho, por exemplo, entre o SINAD-MG e empresas como a CEMIG, OAB, BDMG, CEASA, mas o piso salarial ainda não estás garantido. Isto produz exploração de advogadas e advogados pelos grandes escritórios e pelas empresas, com pagamento de salários irrisórios e humilhantes, como ocorre em várias cidades do Estado com salários de R$ 600,00 a R$ 1.200,00. “Por isso o piso salarial é muito importante para dar garantias à advocacia mineira de ter relações de trabalho dignas”, ressaltou dr. Vinicius.
O SINAD-MG já tentou aprovar lei na Assembleia Legislativa instituindo o piso salarial da Advocacia no Estado, mas a tramitação da matéria esbarrou no poder dos grandes escritórios de advocacia e das empresas. A pressão destes setores econômicos impediu que o projeto, apresentado pelo deputado Celinho do Sintrocel (PCdoB), fosse levado à plenário.
Por isso a garantia do piso da salarial e da negociação coletiva são bandeiras prioritárias do SINAD-MG. Segundo o diretor de Comunicação do Sindicato, Samuel Dias, “esta é uma campanha que todos os advogados empregados precisam assumir e sobre a qual a nossa diretoria tem que ter dedicação total. É inaceitável que advogadas e advogadas sejam exploradas e até trabalhem em situação degradante”.
  • Rua Araguari, 359, Sala 108, 3 ° andar
  • (31) 3335-1439
© 2014 SINAD - Sindicato dos Advogados de Minas Gerais - Todos os direitos reservados