Notícias

Notícias
SINAD DEBATE SITUAÇÃO PRISIONAL NA PANDEMIA
Representantes de sindicatos e conselhos profissionais reuniram-se virtualmente na noite de terça-feira, 07/07, para debater e deliberar encaminhamentos em relação às condições dos presídios em Minas Gerais. Há informações de mais de 800 presos infectados, embora o governo do Estado não seja transparente na apresentação dos dados epidemiológicos no sistema prisional estadual.
Dada a gravidade da situação, que ameaça sentenciados e os seus familiares, agentes penitenciários, servidores administrativos e policiais que trabalham nos presídios, o SINAD-MG, em conjunto com o Conselhos Regionais de Psicologia, de Enfermagem, entidades sindicais, além de policiais penais e outros servidores do sistema penitenciário, se mobilizaram para buscar soluções a esse problema.
Conforme informações do dr. Vinicius Nonato, presidente do SINAD-MG, a iniciativa tem por objetivo avaliar a política de atendimento e garantia de direitos de todos as pessoas envolvidas no sistema prisional e socioeducativo, durante a pandemia da COVID-19.
Ele e a dra. Cristina Paiva, advogada criminalista, representaram o Sindicato na reunião virtual. O SINAD tem a representação sindical dos Analistas Técnicos Judiciários que trabalham nos presídios, além de todos os advogados criminalistas que exercem suas atividades no sistema prisional mineiro. A eles e aos demais, de acordo com a dra. Cristina Paiva, devem ser garantidas segurança e saúde, sem prejuízo das prerrogativas legais e garantias constitucionais.
Ao final da reunião, foi ajustada a elaboração de uma nota das entidades, a ser encaminhada ao secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mário Araújo, com propostas de medidas de proteção aos profissionais, aos presos e seus familiares.
  • Rua Araguari, 359, Sala 108, 3 ° andar
  • (31) 3335-1439
© 2014 SINAD - Sindicato dos Advogados de Minas Gerais - Todos os direitos reservados